12 abril 2012

LINHA DO CORGO 1ª parte

Como fui maquinista noutra vida, sinto-me sempre tentado a pedalar pelas linhas desactivadas, em particular naquelas que nunca tive oportunidade de percorrer como passageiro do comboio.

O objectivo é conhecer melhor o nosso Portugal e não entrar em polémicas entre manter/recuperar as linhas de comboio e os que preferem a construção de ecopistas nas linhas abandonadas.

Após uma viagem de carro entre Vila Real e o Peso da Régua, verifiquei que em determinados locais a linha do comboio era ciclável, pelo que tratei de arranjar uma data para pedalar pelo linha.

Acabei por adiar a viagem por duas vezes, para ter a companhia de três "velhos" amigos.

O Rui bem gostava de nos ter acompanhado nesta ultra travessia, mas precisava-mos de um motorista e desta vez foi ele o escolhido.
loool

Tendo em conta a qualidade dos mancos, decidimos aldrabar o passeio e em vez de começar no quilometro zero, no Peso da Régua e subir até Vila Real, decidimos fazer os 25km ao contrário, por ser a descer.

E ainda bem que o fizemos, porque com tantos dias de sol, no dia escolhido, o dia 17 de Março, o tempo estava de chuva.

Começamos na estação de Vila Real, e logo à saída não nos intimidamos com a placa de perigo e os obstáculos em cimento.

Nos arredores da cidade um mega monumento do progresso a estragar a paisagem.

Nesta parte inicial ainda cruzamos com algumas pessoas a correr e outros a pedalar.

Após alguns quilómetros depois começamos a desfrutar do Rio Corgo, que acompanha a linha.

Apesar de passarmos por algumas localidades seguimos sempre no estradão

fazendo "breves" paragens (total 01h05) nas estações e apeadeiros,

porque as temperaturas não davam para mais.

Agradável foi descobrir que o caminho estava todo ciclável

e como era a descer não implicava qualquer esforço físico,

o passeio ideal para o meu joelho e para a condição física dos meus amigos.

Na localidade de Alvações ainda pensamos ir ao banho ao Corgo, mas decidimos deixar para outro dia...

Quase a chegar ao fim da linha tivemos de atravessar a ponte de ferro sobre o Rio Tanha.

Paragem neste apeadeiro que ao contrário da maior parte está habitado.

A linha termina no apedadeiro do Corgo, onde se juntava a linha do Douro.

Aqui o Rio Corgo desagua no lado direito do Rio Douro.

Vista para a barragem de Bagaúste (Régua) e o rio Douro, no final da Linha do Corgo.

Depois seguimos para o centro da cidade de Vila Real para as fotos da praxe e almoço.

Até parece mal divulgar estes dados, mas fizemos os longos 25km, a descer em 01h30.

Resumindo:

Apesar da curta distância e da chuva "molha tolos" foi uma excelente manhã, pela descoberta desta região e paisagens, que após a decisão infeliz de encerrar a linha apenas podem ser contempladas a pé ou de bicicleta.

Por isso, coloquem na agenda e façam o passeio em família, porque é digno de uma vista, não tem obstáculos e a dificuldade física é mínima.